Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Futebol e emoções: A luta pela permanência e pelo título

     
                                                                                                                      Por Pedro Cidade

Para quem acompanha qualquer torneio ou campeonato de futebol pode sentir que a cada rodada o clube o qual você torce ou simpatiza, pode dentro de uma competição ter um contraste entre os bons e maus momentos, nenhuma equipe entra preparada para descer de divisão e o campeão certamente é aquela equipe que mantem a maior regularidade, essa é a lógica do esporte. a emoção e a razão se encontram na parte de baixo e de cima da tabela de classificação e  cada pontinho ganho e perdido pode despertar a sensação de alivio e desespero de algumas equipes. Fazer a sua parte ou torcer pelo tropeço dos outros? eis a questão , isso é comum no futebol, o melhor é fazer sua parte dentro de campo e o resultado é o compromisso com a história do clube e com sua torcida.

Vou destacar as duas sensações de quem esta no topo da tabela e quem esta na zona de rebaixamento. Começando por quem esta em cima onde tudo funciona, a bola parece mais leve, o gramado parece um tapete, as jogadas e os chutes são concluídos com perfeição e mesmo um passe errado pode arrancar aplausos da torcida, a confiança dos jogadores esta nas alturas e os gols saem com naturalidade, a amizade e a união do grupo não é abalada por nada e o treinador precisa apenas manter sua postura de comandante e sustentar a regularidade e os pés no chão dos seus comandados.

O outro lado da tabela a chamada zona de rebaixamento é o terror principalmente para equipes tradicionais destacando principalmente as que compõem a primeira, segunda e terceira divisão do futebol brasileiro. Ao contrário de quem esta no topo, parece dar  tudo errado, a bola parece  que  esta mais pesada, o gramado parece esta coberto de espinhos e cheio de buracos, as jogadas e os chutes parecem tortos e descalibrados. Um passe errado pode significar o desespero total dos jogadores e torcedores, a confiança dos atletas  esta no chão e os gols não saem com facilidade, a amizade e a união do grupo são abaladas por qualquer motivo. O treinador tem que ser um motivador, um psicólogo e um paizão para os atletas e para isso deve tentar recuperar o moral dos seus comandados, caso contrário ele afunda com seus jogadores para a divisão inferior.

Vou colocar aqui exemplos de grandes equipes que com apoio de seus torcedores superaram a má fase e deram com grande estilo a volta por cima e retornaram para a elite do futebol brasileiro a partir de 1998 até 2012.

Campeões Série b:  Fonte Wikipedia