Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Jornalismo esportivo: Como produzir pautas para copa do mundo?


Por Pedro Cidade

                  
A copa do mundo é um grande evento esportivo que se for bem aproveitado pode gerar boas pautas, mas para isso é necessário o produtor criar um banco de dados com todos os assuntos relevantes para o tema,a dedicação e  o tempo disponível para pesquisa é essencial para quem quer obter sucesso, mas  também é importante saber tudo sobre o país e cidades onde irão ser realizadas as partidas, a cultura, a economia, o turismo, religião e tradições.Existem varias maneiras de buscar essas informações e a internet é uma forte aliada se utilizada de forma correta e com o cuidado de verificar a veracidade das fontes e do material pesquisado.
  
Outra etapa é passar essas informações de forma clara e objetiva para equipe de reportagem, converse com cinegrafistas e repórteres antes de passar a pauta para eles e troque ideias, duas ou três cabeças pensam melhor que apenas uma. Verifique tudo que for necessário para a equipe de reportagem que vai viajar para cobrir o evento,câmeras, fitas, credenciais, microfones e etc. 

Não deixe de manter sempre contato com o repórter que esta no país  afinal ninguém melhor que o profissional que esta no local para descrever os preparativos, a movimentação das cidades, os treinos de cada seleção, os lugares mais frequentados por torcedores brasileiros, hotéis que estão hospedados e etc. Além de comunicar quais imagens serão necessárias para cobrir a matéria,caso também necessite de imagens de arquivo. 

Geralmente tem parte da equipe de reportagem esportiva que não viaja e então o que fazer? Uma ótima solução é encaminhar a equipe para um lugar onde existam vários telões e concentre um grande número de torcedores, acompanhando a partida das suas seleções, possivelmente praças, clubes, restaurantes, bares e etc. Outra ideia é fazer uma matéria com colônias de torcedores estrangeiros no país que fazem a maior festa com danças alimentos e músicas da sua cultura quando se encontram para acompanhar a partidas de seleções do seu país de origem.
  
Outra opção é ouvir torcedores, jogadores, ex-jogadores nas ruas e saber qual é opinião em relação ao evento, quais são as seleções que eles consideram favoritas? Qual é o melhor jogador da competição até o momento? Qual é a zebra da copa do mundo? Muitas questões que rendem uma pauta podem ser consideradas.  

Aqui estou passando algumas situações que tive experiência de observar e praticar durante a copa do mundo da África do Sul em 2010. Em relação às pautas são sugestões, já em relação à preparação delas é uma recomendação.

0 comentários: