Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

História do Campeonato Cearense III: Os maiores artilheiros do Ceará , Fortaleza e Ferroviário

                                                            Por Pedro Cidade
Algo que todo time e sua torcida quer ter é um jogador que saiba fazer muitos gols e que entre para história do clube.  Pois é no futebol cearense não é diferente podemos encontrar vários jogadores que eram especialistas em balançar as redes. Você por exemplo sabe qual foi maior artilheiro do Campeonato Cearense de todos os tempos?   Quais foram os maiores artilheiros das três maiores equipes do estado?  Quem foi o maior artilheiro no Futebol do Estado do Ceará ?  O maior artilheiro da competição de todos os tempos foi o jogador Sandro que defendia as cores do Fortaleza no ano de 1997 tendo balançado as redes por 39 vezes, Ele colocou seu nome não somente na história do Fortaleza, mas sim do campeonato.  

                     



Os maiores artilheiros da história das três maiores equipes do estado somando inclusive outras competições são os jogadores: Edson José de Souza , mais conhecido como Croinha que nasceu em  Recife, 21 de agosto de 1940 e Jogou na década de 1960 como centroavante do Fortaleza Esporte Clube, foi Campeão cearense pelo Fortaleza em 1967, 1967 e 1969, do Norte-Nordeste de 1970 e Vice da Taça Brasil de 1969. O Jogador marcou 138 gols com a camisa do tricolor de aço.

    
  
A equipe do Ceará Sporting Club tem como maior artilheiro da história do clube Gildo Fernandes de Oliveira que marcou  246 gols,  Gildo é pernambucano e começou cedo, aos 16 anos, no Santa Cruz. Um ano depois, fez testes no Vasco da Gama , do Rio de Janeiro, mas acabou retornando ao Tricolor do Recife. Sua trajetória no Ceará começaria em 1960. Gildo, o Pernambuquinho, como era chamado na sua época, veio por empréstimo, com o passe estipulado, com o preço lá embaixo por conta de supostos problemas de joelho. Gildo, literalmente, arrebentou no Ceará e os dirigentes alvinegros da época não pensaram nem duas vezes para comprar seu passe. Era o início de um período histórico para o Vovô, com a conquista do primeiro tricampeonato estadual. Gildo participou das três campanhas e em duas delas (1961 e 1963) foi artilheiro, com 15 e 16 gols.  O maior ídolo do Ceará, foi campeão em 1961, 1962, 1963 e 1971.

             
Já o Ferroviário teve Francisco Nunes  mais conhecido como Pacoti e  foi no Ferrão que ele começou a despontar. Em 1956 e 1957,  Sagrou-se artilheiro do campeonato cearense de 1957,quando o Jogador balançou a rede por 24 vezes.  Os gols marcados pelo time fizeram com que ele chegasse à seleção cearense, que disputava o antigo Campeonato Brasileiro de Seleções. Depois, saiu para o Sport, de Recife, onde atingiu um recorde no certame estadual de 1958: 36 gols em 18 partidas. Virou, então, a "máquina de gols do Norte", despertando o interesse do poderoso Vasco da Gama carioca  e no Futebol Clube do Porto, em Portugal. Atualmente, ele é aposentado e diretor administrativo da Agap. 
  


O atacante Marciano, que vestiu a camisa do Fortaleza e do Ceará, foi o maior artilheiro da história no futebol cearense. Ele foi quatro vezes o principal goleador do Campeonato Estadual fazendo no total 98 gols. Em 1973, defendendo o Fortaleza, ele fez 17 gols. Em 1976 voltou a alegrar a torcida do Fortaleza fazendo 34 gols. Em 1980 mostrou a sua intimidade com a bola e fez 20 gols. Em 1981, já defendendo o Ceará, ele fez 27 gols.


                                    


  

0 comentários: