Pages

Ads 468x60px

sábado, 5 de janeiro de 2013

A História do Campeonato Cearense: Campeões " Desconhecidos"

                                           Por Pedro Cidade
Alguém já ouviu falar no Sport Club Maguari?  e no Orion Futebol Clube? no Tramways Sport Club? e no Gentilândia Atlético Clube? Pois é muitos vão falar que nunca ouviram falar nessas equipes, Principalmente quem é jovem, Mas é importante saber que todas essas equipes tem algo em comum, Todas já conquistaram o Campeonato Cearense e inclusive uma delas já foi a segunda maior torcida do Estado. 

A equipe do  Sport  Club Maguari que possui quatro títulos de campeão cearense (1929-1936-1943-1944) já teve a segunda maior torcida do estado, quando rivalizava com o Ceará em sua primeira fase (1924-1945). Depois de 27 anos, o time cinta negrino retornou em 1972. Não durou muito tempo e fechou as portas em 1975. Atualmente o clube está em sua terceira fase, retornando ao cenário do futebol cearense em 2009, onde permanece até o momento na terceira divisão do Estadual.

Agora vou apresentar os outros clubes começando pela equipe do  Orion Futebol Clube que tinha as cores preto e branco e  que foi fundado em outubro de 1929, Por jogadores dissidentes do Fortaleza Esporte Clube, liderados pelos irmãos Machado (Moacir, Jandir, Juraci e Caranã). No ano seguinte, conquistou com facilidade o Torneio Início e também o Campeonato Cearense. Neste último, ainda teve o artilheiro da competição: o atacante Zezé, com 11 gols marcados. O título foi obtido no dia 1 de junho de 1930, na vitória do Orion por 2 a 1 sobre o Ceará Sporting Club, com gols de Juracy e Pirão para o Orion, descontando Farnun para o Ceará. O Orion foi novamente campeão do Torneio Início em 1931. Entretanto, partes dos jogadores que fundaram o clube foram reincorporados pelo Fortaleza, ocasionando, no ano seguinte, o encerramento das atividades do clube.

Já o Tramways era um time formado pelos funcionários da Ceará Tramways Light Co., companhia que fornecia eletricidade e mantinha linhas de bonde e ônibus da capital do Ceará. Sua primeira participação foi no Estadual em 1939 organizado pela ADC – Associação de Desportos Cearenses. O Tramways foi o primeiro time organizado a partir de operários que ganhou o título de campeão cearense de futebol (1940), no ano seguinte a sua fundação.   Sobre o título de 1940, conquistado pelo Tramways, pode-se dizer que sua campanha foi espetacular. Os jogadores da companhia de Luz e Bondes da cidade desfizeram a má impressão da primeira temporada, na qual amargaram sete derrotas em 11 jogos. Conquistaram o título de 40 como campeão invicto, faltando cumprir ainda três jogos já era campeão, razão pela qual o término do torneio foi antecipado. Em 1941 encerrou as atividades por não ter condições de manter o pagamento dos jogadores.

Para encerrar vou falar sobre a simpática equipe do Gentilândia Atlético Clube  que foi fundado em 1º de janeiro de 1934 por um grupo de desportistas formado pelos senhores Oton Sobral, Moacir Machado, Jandir Machado, Paulo Araújo, José Lemos, Raimundo Cals, dentre outros.  Em 1956 o Gentilândia ganhou o seu primeiro e único título de Campeão Cearense de Futebol. O jogo que deu o título ao clube foi a vitória sobre o Ceará por 1 a 0. O gol foi marcado por Pipiu e o técnico chamava-se Jombrega. A equipe foi a campo com: Pedrinho, Quixadá Becil, Lamparina, Célio, Teófilo, Edílson, Pipiu (o capitão), Fernando Santos, Fernando Sátiro e Marcos  Como o campeonato estadual daquele ano foi muito conturbado, não tendo sido realizado o segundo turno, a FCD proclamou o Gentilândia como campeão apenas em 13 de Março de 1957. A entrega de faixas aconteceu no dia 24 daquele mês. Nesse evento, o Gentilândia já ostentava em seu uniforme as nova cores rubro negras.O Gentilândia conseguiria ainda outro título profissional, ao vencer o Torneio Início de 1959. Assim apresento essas equipes que fizeram ou fazem parte da História do Futebol Cearense.
   



0 comentários: