Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Especial Estádio Castelão: Um amuleto para a Seleção Brasileira

                                                                                    Por Pedro Cidade
Pedrocidadenews

Você sabe quantas vezes a Seleção Brasileira de Futebol jogou no Estádio Castelão?  Quando foi que a Seleção realizou sua primeira partida no estádio? Qual foi o último jogo da seleção antes da reforma?  Quem fez o primeiro gol da Seleção no estádio?  Quando foi a primeira vitória da Seleção no Castelão?

Respondendo a primeira pergunta a Seleção Brasileira jogou sete vezes no estádio tendo um retrospecto positivo, já que conquistou seis vitórias e tem apenas uma derrota,  marcou 19 gols e sofreu apenas três, parece que realmente o gramado cearense faz muito bem para a Seleção “canarinho”.

A primeira partida foi contra o Uruguai no dia 27 de Outubro de 1980, com vitória da Seleção brasileira por 1 a 0 gol de Getúlio.



A segunda partida da Seleção Brasileira no estádio foi contra a Seleção Peruana no dia 10 de maio de 1989, o Brasil venceu o Peru por  4 a 1, os gols da Seleção canarinho foram marcados  por Charles (2), Bebeto e Zé do Carmo e Torres descontou para o  Peru.


Já no dia 26 de Fevereiro de 1992 , a Seleção Brasileira voltou para Fortaleza e tinha como adversária a Seleção dos Estados Unidos, mais uma vez deu Brasil e o placar foi  3 a 0, os gols foram marcados por Raí (2) e Antônio Carlos.


No dia 25 de maio 1995, o Brasil teria pela frente a Seleção da Eslováquia, a torcida compareceu e fez mais uma festa, já que a Seleção Brasileira deu um show de bola na seleção Europeia e acabou  vencendo pelo placar de 5 a 0, os gols da partida foram marcados por Bebeto (2), Souza, Túlio e Marcio Santos.


Em 1998, ano em que a Seleção Brasileira teve uma traumatizante derrota para Seleção Francesa na final da Copa da França pelo placar de 3 a 0.

O Brasil teria a chance pelo menos de aliviar a dor daquela decisão em  Fortaleza no Estádio Castelão e não foi diferente, enfrentou no dia 18 de novembro, a Seleção da Rússia e conquistou uma expressiva vitória pelo placar de 5 a 1. Élber abriu o placar para o Brasil, Amoroso fez dois gols, Rivaldo e Marcos Assunção completaram a goleada.


No dia 27 de março de 2002, O Brasil teria pela frente a Seleção da Iugoslávia, uma partida amistosa que serviu de preparação para a copa do mundo do Japão/ Coréia.  O estádio recebeu aproximadamente 70 mil pessoas que contagiaram a equipe que futuramente venceria pelo placar de 1 a 0, o gol da partida foi marcado pelo atacante Luizão.


Eu tive a oportunidade de acompanhar essa partida de perto e percebi a união do grupo que durante as eliminatórias passou por sufoco, a torcida Cearense coloriu o Estádio Castelão  de Verde e Amarelo, todos cantaram o hino em uma só voz,  os jogadores estavam motivados e levaram essa energia  para a Copa do Mundo e conquistaram o pentacampeonato contra Alemanha vencendo a final por 2 a 0.


Mas no dia 21 de outubro de 2002, nem tudo foi festa para Seleção brasileira que foi campeã do mundo, já que a Seleção do Paraguai carimbou a faixa de pentacampeão do Brasil vencendo a partida pelo placar de 1 a 0, gol de Cuevas.



Essa foi a última partida que a Seleção realizou no Estádio Castelão que foi reformado e esta pronto para  receber   Brasil x México, na segunda rodada do Grupo A, da Copa das Confederações, no  dia 16 de junho de 2013


0 comentários: