Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Especial Copa do mundo: A queda da muralha Alemã

                                                                Por Pedro Cidade

A copa do mundo de 2002 realizada no Japão e na Coréia foi a primeira em que dois países sediaram juntos o evento. Algo que também marcou essa copa foram as festas promovidas pelas torcidas do Japão e da Coréia do sul em partidas das suas respectivas seleções e a impecável estrutura dos modernos estádios. 

A competição foi recheada de surpresas, onde grandes seleções que já haviam sido campeãs mundiais como França, Argentina e Uruguai não passaram se quer da primeira fase da competição, já a Itália conseguiu passar para a segunda fase da competição, mas não conseguiu superar a anfitriã Coréia do Sul que conseguiu a inédita quarta colocação na competição.

Já o Brasil, Alemanha e Inglaterra estavam muito bem na competição, principalmente a poderosa seleção alemã que logo na estreia aplicou uma goleada histórica de 8 a 0 na Seleção da Arábia Saudita.



A Alemanha tinha um ataque eficiente e uma defesa solida liderada pelo goleiro Oliver Rolf Kahn que teve a sua melhor fase na carreira em 2000, sendo eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão e o melhor goleiro da Europa. Em 2001/2002, depois de conquistar pelo Bayern Munique o quarto título Alemão, venceu também a Liga dos Campeões da UEFA. A seleção Alemã teve a melhor defesa da copa do mundo de 2002 tendo tomado apenas um gol na primeira  fase da competição.

 A seleção brasileira chegou desacreditada na copa do mundo de 2002 e com um país inteiro chateado com o atual treinador Luís Felipe Scolari pelo fato de não ter convocado o ex-jogador e atual deputado Federal do Rio de Janeiro, Romário.  Felipão preferiu apostar suas fichas em Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Luizão. Essa seleção ficou famosa pela união dos jogadores que passaram a ser chamados de “Família Scolari”. 

Em campo a seleção brasileira teve uma estreia difícil contra a seleção da Turquia, mas venceu a seleção turca pelo placar de 2 a 1 com direito a pênalti polêmico sofrido por Luizão e uma simulação de Rivaldo que resultou na expulsão do jogador Alpay da Turquia. Depois do nervosismo da estreia a seleção brasileira deslanchou e goleou as seleções da China por 4 a 0 e Costa Rica por 5 a 2, logo em seguida venceu por 2 a 1 a seleção da Bélgica, 1 a 0 a Seleção da Inglaterra, depois conquistou mais uma vitória sobre a Turquia pelo placar de 1 a 0.Na outra chave de grupos da Copa do mundo a Alemanha após golear por 8 a 0 a seleção da Arábia Saudita, empatou de 1 a 1 com a Seleção da Irlanda, venceu Camarões por 2 a 0, Paraguai, Estados Unidos e Coréia do Sul todos pelo placar de 1 a 0. 

Brasil e Alemanha chegam a final da Copa do Mundo de 2002 e decidem no Estádio Internacional de Yokohama, um duelo de gigantes de um lado Ronaldo que demostrou que o fracasso da copa do mundo de 1998 foi superado  e que o problema do joelho direito tinha ficado para trás e marcou dois gols contra a melhor defesa da competição que tinha sofrido apenas um gol e fez a “muralha alemã” desmoronar e o Brasil  venceu  a Alemanha  por 2 a 0 e conquistou o pentacampeonato mundial.




Já do outro lado, Oliver Rolf Kahn foi considerado o melhor goleiro da competição, sendo comparado a uma muralha, com toda a sua história em Eurocopa e na Liga dos Campeões da UEFA. Kahn conseguiu um feito inédito, pois foi o primeiro goleiro a ser considerado o melhor jogador da competição. Kahn, em excelente forma, foi o principal responsável pela chegada da Alemanha à final da Copa, mas acabou perdendo para o Brasil. As suas boas atuações o levaram em Dezembro de 2002 a ser eleito pela FIFA o segundo melhor futebolista do ano, atrás do brasileiro Ronaldo. 

   Veja agora a charge Produzida pelo meu amigo: Radialista, Jornalista, Chargista e Advogado Henrique D. Colaboração para o blog..

 

0 comentários: