Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A vida de um produtor esportivo

Por Pedro Cidade


O profissional de jornalismo que trabalha como produtor em qualquer que seja o segmento deve sempre buscar informações, conversar com outras pessoas, e acompanhar matérias, pois é assim que começa adquirir conhecimento sobre o que é relevante o suficiente para gerar uma pauta de qualidade. Manter e criar contatos são elementos essenciais para criar fontes no jornalismo e não é diferente para um produtor esportivo, manter contato com jogadores, ex-jogadores, assessoria de clubes, treinadores, juízes de futebol, atletas de outras modalidades esportivas e federações.

Ter uma noção sobre os principais esportes que são praticados no país e de preferência ler as regras, saber quem se destaca em cada modalidade esportiva, quais são os principais times de futebol da cidade, conhecer a história dos estádios e equipes de futebol, cada detalhe faz parte da vida de um produtor esportivo. Ter uma agenda repleta de contatos também é fundamental principalmente quando existem especulações sobre a contratação de um jogador, ou sobre a vinda de um atleta importante para a cidade, entre outras situações imprevistas.

Em relação as pautas sempre ligar para o repórter para que ele possa ter ideia sobre o que vai fazer,pois assim ele pode se preparar melhor. Prestar atenção nos horários dos treinos dos times de futebol, de preferência checar com assessoria dos clubes e já saber se vai ter coletiva, quem vai falar? Que horas vai ser a coletiva? Conversar com o cinegrafista sobre as imagens que você quer que ele capture no treino,de preferência entregar as orientações impressas num papel. Ter sempre nas fitas de arquivo as datas, local e assunto, quando pesquisar já vai saber onde encontrar tudo,um banco de dados com todas essas informações também resolve.

Atualizar o repórter com novas informações que você possa tomar conhecimento na redação. Ser objetivo na pauta, sugerir, mas respeitar o trabalho de quem vai esta no local, são  alguns detalhes que fazem parte da vida de um repórter esportivo.


   Veja agora a charge Produzida pelo meu amigo: Radialista, Jornalista, Chargista e Advogado Henrique DColaboração para o blog..


0 comentários: